domingo, 31 de maio de 2009

Buda outrora disse:

«[...]o sofrimento provém do desejo, [...]se conseguirmos suprimir o desejo das coisas, teremos conseguido eliminar a dor que produz a sua privação[...].»


A primeira coisa que me veio à cabeça quando li isto, foi que é uma grande verdade, e uma grande mentira.

Sim, é verdade que o desejo de ter algo (material ou não) é, na maior parte das vezes, a causa do sentimento que nos provoca a perda disso, ou simplesmente o facto de não o termos. Sem o desejo por algo, não sofremos pela falta desse elemento; sem o desejo por nada, estamos em tal estado "zen" que tudo nos é insignificante, nada nos causa sentimento. Podemos dizer que sem o desejo, viveríamos em "utopia", um mundo perfeito, sem crimes e pecados, por que na realidade, todos são consequência dum desejo louco. Visto desse modo, o desejo é um defeito que vive em toda a gente.
Mas, sem o desejo por nada, como é que sentiríamos a alegria de conseguir algo? O que é que nos daria a força para continuarmos nos momentos difíceis? O desejo é a base para tudo o que conseguirmos, é o incentivo que tiveram todas as civilizações, os egípcios construíram as pirâmides pelo desejo de magnificência e superioridade, desde que os seres humanos raciocinaram, inventaram os deuses pelo desejo de protecção, e de não viver na ignorância. O desejo é a chave para a vida. É uma qualidade imprescindível para a vida de tudo e todos.

6 comentários:

  1. Na realidade é apenas uma verdade; um facto. Agora, se o desejo é bom ou mau, isso já é outro assunto, como tu, muito bem, referes e explicas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pipoquinha linda! Este fim de semana, foi a prova de que os desejos se realizam...Os desejos, a motivação vêm de dentro de nós!E só a nós cabe a escolha dos mesmos...E sim, é bom desejar, querer, sonhar, e não desistir, não deixar de acreditar!
    E não te estou a imaginar com desejos "maus"...
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  3. Sempre certa e sempre com uma escrita magnífica, minha filha linda!! Sim, porque ler o que tu escreves é um dos meus maiores desejos!!
    Beijos enormes minha linda!

    ResponderEliminar
  4. A maior parte dos nossos desejos são absolutamente supérfluos e não trazem vantagens nenhumas em termos de valorização pessoal...acontece que na sociedade em que vivemos (consumista e material) é praticamente inevitável não desejarmos alguma coisa, no entanto e como tu dizes é muito agradável a satisfação de um desejo concretizado, mesmo que seja uma satisfação rápida.

    Nota: Não faço elogios à escrita pois já sabes o que acho. Adoro-te minha princesa

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão, esto de acordo contigo!
    És uma amiga muito especial.
    Adorote

    ResponderEliminar
  6. tenho uma coisa para ti* :)

    ResponderEliminar