segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

De adulto a criança; a passagem ideal.

A passagem de criança a adulto não é a liberdade, sem responsabilidades e a diversão. É extremamente o contrário. Nessa passagem, ganhamos limites (físicos e psicológicos), grandes responsabilidades que, por vezes, trazem grandes tristezas e sobretudo, saudades e desejos de crescer, mas de crescer ao contrário. de gostar de novo, do que parece infantil e monótono. É a saudade do que havia e já não há. É a vontade de ter apreciado pequenas coisas que não apreciámos, é a qualidade de saber que não se devia viver a pensar no futuro, mas no presente, tão belo e inocente, alegre e descontraído, duma criança. É o defeito do cinismo, da inveja, do rancor e de muitas outras coisas que ganhamos, ao apercebermo-nos que para nos incorporarmos na sociedade dos "grandes", temos de agir como camaleões, mudar quem nós somos para não sermos julgados. Por isso, basta um camaleão, sem medos e que viveu a sua infância a pensar no presente, que não tem medo de ser cor-de-rosa no meio do preto para mudar o mundo

4 comentários:

  1. é isto que é ser luz minha querida*:)
    como tu és:)

    tu sabes tudo*

    ResponderEliminar
  2. Pipoquinha linda! Além do texto estar muito bem escrito (como sempre!), compreendo a tua preocupação pelo tema do "crescimento".
    E asseguro-te que, para sermos "grandes", não é necessário sermos, tornarmos-nos "camaleões"
    Todo o adulto que teve uma infância e adolescência equilibrada, é certamente, feliz!
    E só é feliz o adulto que nunca deixou morrer a criança que há em si...
    Beijos grandes, minha linda!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida filha, dizer que o texto está muito bem escrito e que é certeiro a abordar o tema é já recorrente, mas não consigo deixar de o afirmar novamente!!

    O mundo dos adultos é muito complicado, é correcto, mas não menos verdadeiro é a certeza que tu és, na realidade, alguém que transforma a esperança de um futuro melhor numa certeza indubitável.

    Beijos enormes minha linda!!

    ResponderEliminar
  4. Eu estava toda contente porque tinha sido a primeira a comentar o teu texto desta vez...mas comentei no outro blog (pipoquinha)...por isso cá vai novamente :
    És grande!! Não só escreves magistralmente como o teu pensamento é profundo!! A sabedoria que algumas pessoas atingem em adultas e outras nunca a conseguem alcançar está na raiz do teu pensamento desde sempre... és grande minha princesa ...tenho tanto orgulho em ti minha pipoca :)

    ResponderEliminar